Passeios

Confira os passeios disponíveis abaixo:

Passeio à Conceição dos Gatos

Saída as 09:00hs com destino a Cachoeira do Riachinho, são 20 minutos de carro até o acesso a trilha de 10 minutos para a cachoeira. Toda em rocha de Quartzito Rosa, é um banho extremamente revigorante!!!Após a Cachoeira do Riachinho continuaremos com o carro até o Povoado de Conceição dos Gatos, com a cachoeira da Bela Vista e uma população de aproximadamente 100 habitantes, este charmoso povoado tem muitas atrações para serem desvendadas como quintais repletos de árvores frutíferas e uma gente muito educada e hospitaleira!!!!Lá iremos apreciar um prato criado por uma nativa da região Dn.Maria, a Moqueca de Jaca, excelente prato a ser apreciado no restaurante feito em seu quintal. Cafezinho, docinho, muita prosa e retorno para Palmeiras para pernoite.

Passeio Grutas

Saída às 8:00 hs em veículo com destino a Gruta da Lapa Doce, onde pode-se observar uma grande diversidade em espeleotemas (formações) em seus 850m de extensão e em alguns trechos chegando a atingir cerca de 60m de altura. Seguiremos nosso caminho, sempre com o carro, com destino a gruta da Pratinha, onde é possível observar o primeiro afloramento do rio Sto. Antônio, com suas águas cristalinas e efeitos azulados. Lá pode-se optar pela flutuação feita dentro da caverna. Almoço e visita à Gruta Azul. Para finalizar o dia iremos em direção ao Morro do Pai Inácio que é considerado o cartão postal da Chapada Diamantina para apreciar o fim de tarde. Retorno para Palmeiras, jantar (não incluído) e pernoite.

Passeio à Cachoeira da Fumaça

Saída às 8:00hs com destino a Cachoeira da Fumaça, onde poderemos observar uma das maiores cachoeiras do planeta. Com seus 380m de queda livre e 420m de paredão, a Cachoeira da Fumaça impressiona qualquer visitante. São 6 km de trilha para chegar ao mirante, sendo 2km subindo e 4km no plano. O retorno se faz pelo mesmo caminho, totalizando 12km. No horário de almoço,faremos lanche de trilha e um banho no rio da cachoeira. Retorno para a pousada passando pela vila de Caeté-Açu para apreciarmos o pastel feito de palmito de jaca ,comida tradicional da região.

Passeio trilha Guiné x Vale do Capão

Saída às 8:00hs com destino ao povoado do Guiné. Onde começaremos a trilha subindo a serra com destino ao Bomba, que é o “bairro” onde estão situadas as últimas casas do Vale do Capão. São 16km de trilha passando por um dos lugares mais lindos do país (Gerais do Vieira e o Gerais do Rio Preto), de onde podemos observar o Vale do Pati e o Vale do Calixto. Na hora do almoço, lanche de trilha na beira do Córrego dos Cristais. Faremos a descida da serra Moitinha, com uma belíssima vista para o Vale do Capão. No caminho veremos o pico mais alto do parque nacional (1700ms). Ao terminarmos a descida faremos o translado até Palmeiras com o carro para jantar (não incluso) e pernoite.

Passeio as Águas Claras

Saída as 08:30 do Hostel Caminhos da Chapada com destino ao Gerais do Morrão , onde está localizada as Águas Claras.

Diferente dos outros rios da Região, as Águas Claras tem a sua água cristalina. São mais ou menos 50 min de carro até o início da trilha e mais 02:00h à pé até o nosso destino. Faremos a caminhada pelos Campos Gerais do Morrão até a chegada ao rio das Águas Claras. Muito banho de rio e lanche de trilha na hora do almoço.

Muitas fotos em locais de extrema beleza e aventura são o destaque deste roteiro maravilhoso de um dia.

Vale do Pati

1ºDia – Chegada na Rodoviária da cidade de Palmeiras e translado para o Hostel Caminhos da Chapada para pernoite.

2° dia13 km –Após o Café da Manhã, faremos oTranslado Palmeiras x Guiné passando pela Cordilheira da Serra do Espinhaço até chegar ao inicio da trilha.

É hora de iniciarmos o trekking mais bonito do Brasil. Vamos caminhar para o Vale do Patí, passando pelos belíssimo Gerais do Rio Preto e pela “Ruinha”, o antigo centro comunitário. Este primeiro dia é o mais puxado e ao final da tarde, chegaremos na casa do Sr. Wilson para pernoite com jantar incluído.

3° dia – ( 8 Km ) – Após o café, iremos as cachoeiras do Funil e do Lajedo lanche de trilha. Levaremos as mochilas para a casa de Dn.Lé e faremos a “escalaminhada” do Morro do Castelo. No alto do morro contemplaremos a incrível vista panorâmica do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Descida e pernoite na casa de Dn.Lé para jantar e pernoite.

4° dia – ( 12 Km ) – Café da manhã e começaremos a caminhada no interior do Vale do Pati até a casa de Dn.Linda, onde faremos o pernoite e a nossa comida em cozinha disponível.No caminho banho de rio na Cachoeira da Prefeitura.

5° dia( 10 km ) – Após o café, um dia inteiro dedicado ao Cachoeirão por baixo. Caminhada pelas pedras gigantes do leito do rio e, depois de muito esforço e equilíbrio, chegaremos ao fim do vale para contemplarmos suas três quedas perenes, tendo a maior delas uma altura de 300m! Banhos revigorantes, lanches no local, retorno passando pela casa de seu Eduardo com jantar e pernoite na casa de dona Linda.

6º dia – ( 20 km)Neste dia sairemos bem cedo, pois a caminhada será longa e o visual incrível!!!
Retorno para o povoado do Guiné para translado para a cidade de Palmeiras para jantar de confraternização e pernoite.

7º dia – Café da manhã, check-out e ônibus para Salvador.

*Consulte disponibilidade de grupos saindo com os guias credenciados ao nosso Hi Hostel

Fotos Passeios:

Gruta da Pratinha
Gruta da Pratinha
Inscrições Rupestres
Inscrições Rupestres
Cachoeira da Fumaça
Cachoeira da Fumaça
Águas Claras
Águas Claras
Gruta Azul
Gruta Azul
Vista Morrão Trilha Águas Claras
Vista Morrão Trilha Águas Claras
Pratinha
Pratinha
Vista do Morro do Pai Inácio
Vista do Morro do Pai Inácio
Cachoeira do Riachinho
Cachoeira do Riachinho
Cachoeira da Boa Vista Conceição dos Gatos
Cachoeira da Boa Vista Conceição dos Gatos